A ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA E O NOSSO CONCELHO CONQUISTARAM O 3º PRÉMIO DA 13ª EDIÇÃO DO CONCURSO WANTED – ESCOLAS EMPREENDEDORAS DA CIM DE VDL
Os alunos Rodrigo Almeida. Gonçalo Barreiros e Danyl Korolchuck, do curso profissional de 3º ano de Técnico de Eletrotecnia, orientados pelo professor Roberto Sousa, conseguiram convencer o júri com o seu projeto “SMART BUMP”, na final intermunicipal decorrida em Viseu, na tarde do passado dia 23 de maio, em que estiveram presentes 12 ideias de negócio, desenvolvidas por alunos do ensino secundário de 7 dos 14 concelhos da região – Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão-Lafões (CIM de VDL).
Para chegarem à grande final, as ideias passaram por várias fases de competição, que começaram em janeiro. As equipas começaram por submeter as suas propostas e participaram depois nos bootcamps “Cria o Teu Futuro”, em que usufruíram de um dia de formação intensiva, durante o qual puderam acelerar e melhorar os seus projetos. Seguiu-se uma fase de submissão de vídeos pitch, com as ideias a serem avaliadas por um júri.
Os autores dos projetos apurados para a final – um total de 30 alunos, divididos por 12 equipas, apoiados por 8 professores – reuniram-se depois em Viseu, num grande evento colaborativo que incluiu ações de mentoria, com a função de acelerarem as 12 ideias apresentadas na passada sexta-feira, 23.
De destacar ainda que, pela primeira vez, o projeto “Wanted” incluiu uma iniciativa especificamente dedicada aos professores: o bootcamp “Mente Sã, Professores Sãos”. Esta atividade foi focada na promoção da saúde mental e do bem-estar emocional no ambiente escolar, refletindo a preocupação da CIM com os desafios atuais enfrentados pelos docentes.
O projeto “Eco Rai”, desenvolvido por dois alunos da Escola Secundária Tomás Ribeiro - Tondela, foi o vencedor com o prémio Missão de Empreendedorismo de 4 dias, a Dublin, na Irlanda. Trata-se de um sistema de aproveitamento de águas pluviais para efeitos sanitários e regas. O 2º prémio, uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, a Barcelona, distinguiu “FireStop”, da Escola Secundária de Nelas, projeto que consiste numa solução anti-incêndios para edifícios. Por fim, o 3º prémio, uma Missão de Empreendedorismo de 3 dias, a Madrid, foi atribuído à ideia da nossa representação, já referida. Consiste na criação de lomba rodoviária inteligente que penaliza os condutores que circulem em excesso de velocidade. Ao detetar um condutor nestas circunstâncias, o dispositivo cria um desnível/lomba na estrada, de aproximadamente 5 cm, fazendo com que o condutor seja obrigado a abrandar em detrimento de danificar a viatura.
Com o prémio ganho, as três ideias vencedoras e respetivos autores terão a oportunidade de conhecer ecossistemas de inovação, projetos de base tecnológica e boas práticas de empreendedorismo jovem.
Os 12 projetos finalistas que ultrapassaram as diferentes fases do projeto desejado foram os seguintes:
· Aguiar da Beira – “Good2Eat” e “Laços de Vida”
· Castro Daire – “Passadeira Inteligente” e “Sol Radiante”
· Nelas – “FireSTOP” e “WaterShield”
· Penalva do Castelo – “Smart Bump”
· Santa Comba Dão – “Mais Amor, Menos Dor”, “Saúde2525” e “SeniorCare”
· São Pedro do Sul – “Unidos pelos Jogos”
· Tondela – “Eco Rai”
Este concurso tem como objetivo promover competências pessoais e sociais nos jovens em idade escolar e sensibilizar para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e o dinamismo nos concelhos envolvidos e o desenvolvimento de toda a região de Viseu Dão-Lafões.
Parabéns aos nossos participantes!