Mais uma vez, o nosso Agrupamento foi anfitrião de uma mobilidade Erasmus+, no âmbito dos Projetos Let’s do IT e Odyssey just for (E)U, na semana de 20 a 24 de maio do corrente ano letivo.

Recebemos, no nosso seio, alunos e professoras de duas Escolas da Polónia e uma Escola da Itália (20 alunos e 6 professoras no total), com a colaboração das famílias de acolhimento de diversos alunos do nosso Agrupamento e um forte sentimento de receber bem, de entusiasmo e de acolhimento amigável no nosso concelho e não só. 

A equipa Erasmus+ do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo delineou um programa que incluiu as mais diversas atividades e envolveram tanto os alunos estrangeiros, como os discentes portugueses, num ambiente de verdadeira camaradagem, amizade, aprendizagem e partilha cultural.

Sob o lema “Innovative School – digital school, digital learning, cybersecurity, STEM, Innovation”, foram levadas a cabo muitas e diferentes tarefas, em que os alunos participaram efusivamente.

Esta mobilidade proporcionou aos alunos diversas atividades, das quais podemos destacar as seguintes:

  • Atividades digitais relacionadas com a cyber-segurança e comportamentos seguros e responsáveis na utilização da internet;
  • Atividades lúdico-desportivas e culturais em equipas internacionais com os jogos quebra-gelo, a apresentação e prática de jogos tradicionais, e o “Questing” (rota de orientação/exploração realizada na natureza);
  • Atividades interculturais com a visita ao centro histórico de Viseu, ao Museu de Serralves e passeio turístico pelas ruas e zona ribeirinha do Porto.

Não podemos deixar de referir, ainda, a imersão dos alunos estrangeiros em famílias portuguesas, a receção do grupo Erasmus na Câmara Municipal de Penalva do Castelo, os almoços e jantares-convívios e a festa de despedida na nossa Escola.

De forma global, as atividades dinamizadas proporcionaram aos alunos múltiplas experiências de vida e oportunidades de aprendizagem, e contribuíram para o desenvolvimento pessoal e de diversas competências essenciais para o seu futuro, tais como:

  • Competências críticas de cidadania digital, resolução de problemas e tomada de decisões;
  • Literacia digital;
  • Aptidões interpessoais, capacidade de trabalho em equipa e capacidade de comunicação intercultural; 
  • Proficiência em língua inglesa;
  • Consciência cultural: empatia e respeito pela diversidade, património cultural, tradições e costumes.

Cremos firmemente na mais-valia que mobilidades como esta e outras no estrangeiro, já efetuadas ao longo deste ano letivo, constituem para todos os envolvidos, sobretudo para uma formação holística dos nossos jovens, baseada em valores e competências fundamentais para a sua vida presente e futura. Deixamos o nosso agradecimento profundo a todas as famílias que connosco colaboraram, aos alunos e professoras que recebemos, aos nossos alunos, à Srª Diretora do Agrupamento, funcionários do mesmo e a todos quantos proporcionaram momentos inesquecíveis e, decerto, duradouros, no coração dos nossos ALUNOS.

A Equipa Erasmus+