No âmbito do Projeto dos Domínios de Articulação Curricular levado a cabo pelas turmas A, B e C do sétimo ano de escolaridade, intitulado "Se é de estimação... estima-o!", e uma vez que no dia 20 de fevereiro se comemora o Dia do Animal de Estimação, decorreu no Auditório da Escola-Sede, no dia 15 do corrente mês, uma sessão de esclarecimento e sensibilização para o bem-estar animal e o não abandono de animais de companhia, com a presença do Veterinário Municipal, Dr. Benigno Rodrigues.
Os discentes das três turmas foram acompanhados pelas respetivas Diretoras de Turma e pelo Professor José Couto, ouviram atentamente as informações dadas e os conselhos prestados pelo Dr. Benigno e mostraram-se muito entusiasmados com o visionamento dos vídeos partilhados ao longo da sessão.
Foram-lhes dados cinco marcadores de livros, um desdobrável e um pequeno livro, com informações muito relevantes  que conduzem ao bem-estar dos animais, relacionadas com os temas da responsabilidade, alimentação, higiene, saúde e comportamento, entre outros...
No final da sessão, o Dr. Benigno prestou algumas informações sobre o Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Cães e Gatos. Os alunos puderam colocar-lhe perguntas sobre a sua atividade profissional e tirar dúvidas sobre os animais de estimação.
As Diretoras de Turma estão muito gratas pela presença e pelo contributo do Sr. Veterinário Municipal.
Importa referir, também, que está a decorrer uma campanha de recolha de bens (alimentos, acessórios e/ou produtos de higiene) para o Canil Municipal de Penalva do Castelo, que podem ser depositados em caixas próprias existentes no Bloco Administrativo da Escola-Sede, durante o mês de fevereiro.
                                                                                               As Diretoras de Turma do 7º ano

Nos termos do artigo 16º e 17º dos Estatutos da Associação, convoco todos os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento para uma Assembleia Geral extraordinária, a realizar no dia 14 de fevereiro de 2022 pelas 19:00 horas na sede do Agrupamento (Escola azul}, com a seguinte ordem de trabalhos:
1°. Apresentação e votação do plano de atividades;
2°. Apresentação e votação do orçamento.
Em conformidade com o disposto no artigo 19º dos mesmos Estatutos, se há hora marcada não estiver presente um mínimo de metade dos Pais ou Encarregados de Educação, a Assembleia Geral iniciará 30.minutos depois com qualquer número.

Convocatória

Um projeto do Departamento da Educação Especial iniciado no ano letivo 2018-2019 com o objetivo de desenvolver nos alunos competências práticas no contacto com a Natureza. Os alunos aprendem fazendo.

Em destaque, constam os documentos Projeto Educativo, Regulamento Interno do AEPC e Regulamento Interno do Ensino Profissional, todos para o quatriénio 2021-2024, no estado de sujeitos a consulta pública, por um período de 30 dias a contar do dia seguinte ao da presente publicação, conforme o CPA-Código de Procedimento Administrativo.
Após este período, os mesmos documentos serão sujeitos a discussão e aprovação pelos orgãos com competência na matéria.

Webinar | «Sexualidade e comportamentos de risco online»

O Dia da Internet Mais Segura, que este ano se celebra a 09 de fevereiro,  com organização do Centro Internet Segura (do qual fazem parte o IPDJ, o Centro Nacional de Cibersegurança,  a Direção-Geral da Educação, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Computação Científica Nacional, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Fundação Altice e a Microsoft Portugal), vai decorrer o webinar «Sexualidade e comportamentos de risco online».

O evento inicia-se às 14h30, e conta com a participação do Senhor Secretário de estado da Juventude e Desporto e mais 2 membros do Governo.

Foram convidados vários oradores que irão contribuir com a sua perspetiva e testemunho para uma reflexão sobre relacionamentos online, no âmbito do tema «Sexualidade e Comportamentos de Risco Online».

Foram também recolhidos, com a colaboração das Direções Regionais, testemunhos diversos, incluídos no programa, nomeadamente de jovens voluntários/as de programas de voluntariado jovem dinamizados pelo IPDJ, Namorar com Fair Play e Navegas em Segurança?.

A participação no webinar é gratuita e aberta ao público.

O acesso ao webinar é feito através da Plataforma Colibri ZOOM:

Link para o Webinar: AQUI

ID do Webinar | dia 9 fevereiro:
863 8383 9463
Passcode: 467935

(O link só deve ser acedido no dia)

Mais informação e programa Aqui

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e conseguirem os votos dos colegas!

Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola.

A melhor proposta será votada no dia 24 de março.

O OPE pretende dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo o sentido de responsabilidade, bem como valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

O Ministério da Educação, através de uma verba adicional, disponibiliza 500 euros para a concretização do nosso Projeto

No sítio  www.opescolas.pt poderás encontrar todas as informações do Orçamento Participativo das escolas e em anexo encontras os documentos necessários.

Calendarização

Regulamento

Modelo para apresentação de propostas