No âmbito das Comemorações do 25 de Abril e no cumprimento do Plano Anual de Atividades do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, decorreram várias atividades, destinadas a toda a comunidade escolar.

No dia 20 de abril, no auditório da Loja do Cidadão de Penalva do Castelo, foi realizada uma conferência / debate sobre os "Direitos das Mulheres, antes e depois da Revolução de Abril”, dinamizada por Filomena Pires, membro da direção do Movimento Democrático das Mulheres, destinada aos alunos do 6º, 9º e 12º ano. Esta atividade contou com a alegria, o entusiasmo e a participação ativa de todos os intervenientes. Aliando a palavra à imagem e à música de intervenção, os alunos ficaram a conhecer melhor o 25 de Abril e a situação dos direitos da mulher antes e depois da “Revolução dos cravos”.

O mesmo departamento tem patente, no átrio da escola-sede do agrupamento, uma exposição sobre o 25 de Abril e da mesma faz parte integrante uma exposição cedida pelo MDM, construída a partir de vestidos pretos, que apresentam de forma original os direitos adquiridos com o 25 de Abril.

Assim, mais uma vez, foi recordada a alegria vivida no dia 25 de Abril e as importantes conquistas desta revolução, entre elas a Liberdade, que permitiu construir um novo país, com eleições livres, sem guerra colonial, sem presos políticos, com vários partidos políticos e com uma Constituição verdadeiramente democrática.

A coordenadora do departamento de CSH - Isabel Nogueira