Inscrição nas Provas de avaliação externa / Exames nacionais do ensino secundário de 2021

Informamos todos os interessados, especialmente os alunos do ensino secundário que pretendem realizar exames nacionais como prova de ingresso no ensino superior ou para conclusão do respetivo curso de ensino secundário (no caso de terem alguma disciplina em atraso ou por concluir), que o prazo de inscrição decorre desde ontem, 24 de março, até 15 de abril próximo.
Considerando a alteração prevista no artigo 5.º do Despacho Normativo n.º 10-A/2021, de 22 de março, que regulamenta as Provas de Avaliação Externa e de Equivalência à Frequência de 2021, em que a inscrição é efetuada pelo aluno / encarregado de educação numa plataforma eletrónica, estamos a preparar um pequeno guião sobre o processo, que auxilie cada interessado. Este guião será em breve disponibilizado aqui e através dos Diretores de Turma do ensino secundário, tal como o presente AVISO.

Tal como foi anunciado no passado dia 11 de março, “o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, uma estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, nos termos da qual definiu o dia 5 de abril, a próxima 2ª feira, como data de retoma das atividades em regime presencial dos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico”.

Neste sentido, informamos toda a comunidade escolar que as escolas do 2º CEB (EBIÍnsua) e do 3º CEB (Escola-sede) reabrirão para os referidos alunos na próxima 2ª feira, 5 de abril, funcionando nos termos habituais, em termos de horário de cada turma e na adoção das medidas de proteção contra a COVID19.

INSCRIÇÕES

Na sequência da suspensão das atividades letivas presenciais decretadas pelo Governo no período de 16 de março a 13 de abril, e estando a decorrer o prazo para as inscrições para as provas e exames dos ensinos básico e secundário, o Júri Nacional de Exames emitiu orientações para a realização daquelas inscrições. As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril.

Provas e exames dos ensinos básico e secundário – orientações para o processo de inscrições...aqui

JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Secundário...aqui

JNE - Boletim Editável Secundário...aqui

JNE - Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência - Secundário...aqui

Tabela de  Cursos do Ensino Secundário...aqui

JNE - Instruções Preenchimento Boletim Editável - Inscrições Básico...aqui

JNE - Boletim Editável Básico...aqui

JNE - Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico...aqui

Na sequência da interrupção das atividades letivas presenciais, foram criadas entradas na plataforma Moodle, para cada ciclo de ensino e por anos de escolaridade, onde os professores e alunos poderão manter contactos assíncronos para a realização de tarefas ou a disponibilização de materiais. Deste modo, basta clicar no link referente ao ciclo ou ano de escolaridade e entrar com o login fornecido pelo Diretor de Turma.

Nota: os alunos que, no âmbito das suas atividades dentro ou fora da sala de aulas, já acediam a outras plataformas de trabalho (e.x. Google Classroom ou outra),  devem continuar a aceder regularmente a esses sítios onde serão também disponibilizadas tarefas, atividades ou materiais pelos professores.

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ONLINE
Todas as sextas e terças, às 19:30h, em direto.
Os interessados terão que aceder através deste link:

Como é do conhecimento geral, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, de 16 de março a 13 de abril. Não havendo comunicação em contrário, as atividades letivas serão retomadas no dia 14 de abril de 2020.
Até lá, as comunicações aos alunos, encarregados de educação, pessoal docente e não docente serão efetuadas preferencialmente através da página do Agrupamento, por correio eletrónico e telefone.
Alertam-se os Encarregados de Educação que a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais só terá o efeito desejado se os alunos e as famílias cumprirem estritamente as regras de higiene, de distanciamento social e, sobretudo, se for evitada a deslocação a locais com concentração de pessoas.
Após o dia de hoje, as famílias deverão sinalizar as situações de suspeição ou contágio, por forma a poder manter-se a identificação das cadeias de contágio. Para esse efeito deverão utilizar o telefone da Escola Sede do Agrupamento (232 640 080) ou o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Informação PDF

MAPA ESCOLAS DE ACOLHIMENTO

Alunos apurados

Estes alunos irão representar a Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo e EBI de Ínsua no 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, no próximo dia 29 de março na cidade da Maia.

No âmbito do projeto Erasmus+, Books& More, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo recebeu, entre os dias 24 de março e 4 de abril, alunos e professores oriundos da Polónia, França e Alemanha, para o terceiro encontro de trabalho entre os países participantes.

O projeto, que tem como principal objetivo desenvolver nos alunos competências de leitura e escrita em ambientes online multimédia, foi desenhado para que neste encontro em Portugal os alunos terminassem uma história original publicada por um escritor inglês, desfiassem a ciência com atividades experimentais e personalizassem capas de livros, dando asas à criatividade e imaginação “sitting with a book”. Para além da apresentação dos trabalhos desenvolvidos, os grupos internacionais tiveram oportunidade de visitar a cidade de Aveiro, passear nos canais da ria, contactar com o mar e visitar o museu marítimo de Ílhavo, que preserva a memória do trabalho no mar, a cultura e identidade marítima dos portugueses no mundo.

Na opinião dos alunos e professores envolvidos, o balanço deste meeting foi muito positivo e a experiência gratificante, sobretudo na aprendizagem que proporcionou para o futuro dos jovens.

Finalmente, uma palavra de apreço e bem-haja a toda a comunidade educativa pela forma elevada como receberam e interagiram com os grupos; aos pais e alunos penalvenses que hospedaram os alunos estrangeiros e tão bem souberem enriquecer esta experiência.

O Coordenador do Projeto

Carlos Rodrigues

O Projeto + Contigo é um projeto regional que tem como população alvo alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário da região centro.  Na nossa escola estão a ser intervencionados os alunos do 7º ano de escolaridade.

A sua finalidade consiste na prevenção do suicídio, mediante a promoção da auto-estima, da resiliência psico-social e a prevenção de comportamentos de risco.

O projeto contempla sessões em contexto de sala de aula onde são trabalhados os conceitos ao longo do ano letivo.

O projeto tem um dia em que toda a comunidade escolar é convidada a participar no projeto, dia 12 de março, como esse dia coincidiu com o domingo, foi proposto durante a semana atividades relacionadas com o projeto de modo a integrar toda a escola.

 Assim ao longo da semana de 13 a 17 de março foram desenvolvidas atividades no âmbito do Dia + contigo, que se enumeram:

ABERTURA DO PROCEDIMENTO PARA APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS


Avisam-se os alunos do 3.º Ciclo e Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo que se encontra aberto, até ao dia 2 de março, o procedimento para apresentação de Propostas para o Orçamento Participativo das Escolas 2018.
Podem consultar mais informações na Calendarização e Regulamento.

Cartaz

Regulamento

Modelo Apresentação de Propostas