Conselho Pedagógico
No âmbito das comemorações dos 200 anos, em nome da direção da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo, tenho o prazer de convidar toda a comunidade educativa para o concerto que se realizará no próximo dia 1 de maio, às 16h.
Este momento será ainda mais especial, pois marca a apresentação oficial do nosso CD, resultado de muito esforço, dedicação e trabalho. A presença de público é muito importante para nós, para podermos partilhar o que temos vindo a preparar com tanto entusiasmo.
No âmbito da comemoração do 51º aniversário da “Revolução dos Cravos”, a Biblioteca Municipal acolhe, até ao dia 3 de maio, a exposição “Ser Livre Num Livro”, uma mostra fotográfica de trabalhos criativos realizados pelos alunos do 4º ano da Escola Básica de Ínsua (EBI), orientados pelas professoras Paula Morgado e Filomena Amaral.
Convida-se toda a comunidade educativa a visitar a exposição
Informam-se os alunos do 3.° ciclo e do Ensino Secundário que se encontra aberto o processo para o Orçamento Participativo das Escolas. Podem apresentar propostas de OPE os estudantes do 3.° ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário, que frequentam estabelecimentos públicos de ensino.
As propostas são contidas num texto até 1000 palavras e devem ser subscritas individualmente ou em grupo (máximo de 5 proponentes); ser apoiada por, pelo menos, 5% dos estudantes com direito de voto, através da indicação do nome, número de estudante e assinatura.
As candidaturas devem ser feitas na página do OPE em https://opescolas.pt/candidaturas/candidaturas.html
No caso do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, será atribuída a verba de 500 euros para a candidatura vencedora.
Para mais informações, devem aceder a:https://opescolas.pt/
Apela-se à mobilização e à participação dos alunos nesta iniciativa que visa contribuir para o melhoramento das condições e ou dos recursos à vossa disposição.
O prazo para apresentação e inscrição de propostas é 12 de maio de 2025 diretamente na plataforma
Calendário do processo
No âmbito dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), ao longo do ano letivo, o 1.º Ciclo irá desenvolver o tema “Valorizar Tradições”, com o objetivo de conhecer, divulgar e preservar as tradições do concelho de Penalva do Castelo.
No dia 11 de abril, realizou-se a “Festa das Tradições”, envolvendo o 1.º CEB e a Educação Pré-escolar.
Pretendeu-se que fosse um dia de festa/convívio e que contribuísse para a preservação das tradições locais (danças, cantares, gastronomia, artesanato, jogos tradicionais,…), envolvendo toda a comunidade educativa, nomeadamente os pais/avós dos alunos.
Foi uma manhã muito animada e enriquecedora de saberes, onde se proporcionou de uma forma lúdica a interação entre gerações, a inclusão, revivendo as tradições e sensibilizando as crianças para a preservação das mesmas.
As atividades desenrolaram-se com a participação ativa dos alunos, familiares, docentes e não docentes, superando todas as expetativas. Também foram envolvidas algumas Associações Culturais e outras Instituições, nomeadamente o lar de idosos.
“Preservar a natureza é a chave para manter o equilíbrio ambiental.” Rafael Nolêto
No âmbito do projeto “O ICNF vem à Escola- Educar para a Natureza e as Florestas”, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas veio ao Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo desenvolver várias oficinas, entre elas o “Fabrico de Bombas de sementes” e a
“Sementeira de plantas autóctones”.
Algumas dessas sementes germinaram, dando origem a várias plantas, carvalhos e pinheiros mansos.
Contactada a Câmara Municipal, foi disponibilizado o espaço no Santo Sepulcro para a plantação dessas plantas e lançamento das bombas de sementes.
Assim, no dia 9 de abril, no período da tarde, o Município transportou, em representação de toda a Escola, as crianças de 5 anos da EPE para colaborarem conjuntamente com o pessoal do município na plantação das referidas árvores.
Foi uma atividade muito interessante que sensibilizou as crianças para a preservação e conservação da natureza e das Florestas.
A Natureza agradece este pequeno gesto a todos os intervenientes, contribuindo para a sua sustentabilidade.
Na plataforma Estudo Autónomo, estão neste momento disponíveis mais de duas centenas de Guiões de Trabalho Autónomo.
Através deste instrumento de aprendizagem autorregulada, queremos potenciar as vantagens do estudo autónomo, promovendo a autonomia e a corresponsabilização dos alunos.
Estes guiões, com a duração aproximada de 90 minutos, estão organizados em função dos temas das várias disciplinas e propõem a exploração de várias atividades e desafios.
Deste modo, pretende-se ajudar os alunos a, autonomamente, realizarem e consolidarem aprendizagens, individualmente ou em pequenos grupos, em casa ou na escola.
Neste vídeo mostramos como aceder a este conteúdo.
Escolas e professores podem agora tirar partido deste conteúdo educativo digital, disponível em estudoautonomo.dge.mec.pt.
Fonte:
Equipa Projeto Estudo Autónomo
No âmbito do mês da prevenção dos maus tratos na Infância e juventude, o jardim de infância da Corga, com a colaboração da família, sensibilizou a comunidade local ao colocar laços azuis na árvore de entrada para o Jardim de Infância.
Um gesto simples que transmite uma mensagem crucial de proteção e apoio às nossas crianças.
Cada laço azul colocado na árvore simboliza a esperança de promover mudanças e garantir que todas as crianças cresçam em ambientes saudáveis, seguros e acolhedores.
A equipa educativa do J.I Corga, continuará a sensibilizar a comunidade, apelando para a importância de que todas as crianças cresçam protegidas entre laços de amor…
Entre os dias 24 e 28 de março, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo esteve representado na mobilidade Erasmus+ “Let’s do IT”, na Polónia, mais precisamente na cidade de Rzeszów.
Nesta mobilidade participaram seis docentes e oito discentes do nono ao décimo primeiro anos, sendo que quatro dos professores estiveram envolvidos em atividades de job shadowing, com o intuito de continuar a observar e desenvolver a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning - Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem), uma abordagem educacional que integra o ensino de conteúdos curriculares com a aprendizagem de uma língua estrangeira.
De referir que também houve a oportunidade de visitar o complexo escolar “Zespół Szkolno-Przedszkolny Nr 8”, parceiro do nosso agrupamento em projetos eTwinning com alunos do 3º e 4º ano nos últimos cinco anos. Durante a visita, além da observação de aulas e da partilha de informações sobre os sistemas de ensino português e polaco, foram projetadas pontes para futuros projetos Erasmus com alunos do 2º ciclo.