O Centro de Competências TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação de Santarém lança mais uma edição do concurso Autores Digitais que tem  como público-alvo crianças da educação pré-escolar e alunos dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), bem como os docentes que os acompanham, em articulação com as bibliotecas escolares dos respetivos agrupamentos de escolas/escolas não agrupadas. 

Com esta iniciativa, os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde um dos temas da Educação para a Cidadania, a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 

São admitidas a concurso todas as histórias que  abordem qualquer uma das áreas temáticas de educação para a cidadania, sendo avaliadas, à posteriori, por um júri multidisciplinar, que identificará as melhores desta edição. Aos três primeiros lugares de cada categoria (pré-escolar, 1º e 2º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 

Inscrições até  22/12/2022 em:
https://forms.gle/uHCY3iekhCGDUX9SA 

Inscrições na formação (ACD, esta inscrição é opcional) | 7 dez em: https://forms.gle/q9XGrrjQ4sRY17kF8 

Mais informações sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/autores-digitais-regulamento/

“Poderia ser um dia normal, mas é um dia em que Fernando Pessoa se prepara para ser... Fernando Pessoa. “

"Com tudo o que isso implica, a vida, as suas palavras, os seus heterónimos, os seus gestos quotidianos, a sua discrição... é num jogo de constantes com a mente de Pessoa que as suas máscaras se vão revelando... ou ocultando" em “Pessoalmente".

Num palco, onde todos os atores são Pessoa, mas onde cada um fragmenta o que há de singular no poeta, resta ao espetador descobrir onde começa e onde acaba cada Pessoa.

No passado dia 23 de novembro, os alunos do 12º ano tiveram, assim,  a oportunidade de assistir a uma encenação peculiar sobre a vida e obra de Fernando Pessoa pela companhia de teatro Actus.

“Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena” - Mensagem

A “Escola a ler” celebrou, no passado dia 15 de novembro, o centenário do nascimento de José Saramago e da atribuição do prémio Nobel da Literatura.

No espaço da Biblioteca, os alunos do 12º ano, turmas A e B, apresentaram durante uma manhã os seus projetos individuais de leitura da obra de Saramago.

O espaço da Biblioteca da escola sede foi preparado e decorado para receber convenientemente um evento onde os livros e os leitores de Saramago foram os grandes protagonistas.

Parabéns a todos os alunos participantes e à equipa da Biblioteca.

Entre os dias 14 e 17 de novembro decorreu no espaço dos Ambientes Colaborativos de Aprendizagem, na escola sede, uma iniciativa no domínio da capacitação digital para alunos do 1º ciclo.

Esta atividade insere-se na promoção das tecnologias no 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente na iniciação à programação no 1º ciclo, com o objetivo de os alunos, desde de tenra idade, criarem hábitos de utilização das tecnologias de modo adequado e construtivo.

A robótica nas escolas pretende desenvolver cenários de aprendizagem com robots, ligados à programação e ao pensamento computacional. Aprender a criar, aprender a planear, aprender a resolver problemas, construindo-se algo com uma finalidade e proporcionando também a articulação com conteúdos das diferentes áreas do saber.

Montagem criada Bloggif

Informe-se junto do Diretor de Turma do seu educando e não deixe escapar esta oportunidade.