RECEÇÃO ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

ENTREGA DOS MANUAIS AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

No sentido de operacionalizar a entrega dos manuais, facultados pelo Agrupamento, aos Encarregados de Educação organizou-se a seguinte tabela.
Solicitamos aos Encarregados de Educação que cumpram este cronograma para que o processo decorra com a normalidade que se deseja.

Nos termos dos Estatutos em vigor, convocam-se todos os Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Concelho de Penalva do Castelo, para uma Reunião em Assembleia Geral, a realizar do próximo dia 24 de Setembro de 2021, pelas 19:00, na respetiva sede do Agrupamento.

AVISO - CONVOCATÓRIA

A partir do dia de hoje todos os encarregados de educação dos alunos dos ensinos Pré-Escolar e do 1.º ciclo do ensino básico (1º CEB) que ainda não requereram os serviços de refeições escolares, prolongamento de horário e transporte escolar para o ano letivo 2021/2022, poderão fazer o seu pedido através dos serviços online do Município.
O transporte escolar, gratuito para todos os níveis de ensino, é assegurado para todos os alunos que residam a mais de 3Km do estabelecimento de ensino que frequentam, desde que não contrariem as normas estabelecidas de encaminhamento de matrículas, bem como para aqueles com dificuldades de locomoção que beneficiam de medidas ao abrigo da educação inclusiva, independentemente da distância da sua residência ao estabelecimento de ensino que frequentam, sempre que a sua condição o exija.
Para além destes apoios, pode ainda ser requerido um voucher para aquisição de material escolar, apenas para os alunos do 1.º CEB que estejam posicionados no escalão 1 ou 2 da Segurança Social.
Como medida complementar ao programa de gratuitidade e reutilização de manuais escolares e à semelhança dos demais anos, a Câmara Municipal vai oferecer a todos os alunos que frequentem o 1º ciclo do ensino básico no concelho, cadernos de atividades dos manuais de Português, Matemática, Estudo do Meio e Inglês, não carecendo este apoio de pedido.
Os apoios descritos podem, em alternativa à via online, ser efetuados presencialmente nos serviços da Câmara Municipal dentro do seu horário de funcionamento.

#EscolaEmSegurança - Regras Ensinos Básico e Secundário

#EscolaEmSegurança - Regras Ensino Pré-Escolar e 1.º Ciclo

INFORMAÇÃO AOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

As Atividades de Animação e Apoio à Família da Educação Pré-escolar, iniciam-se no próximo dia 1 de setembro, na Escola Básica e Integrada de Ínsua.
Tendo como prioridade a prevenção da doença, a contenção da pandemia e a segurança de todas as crianças e comunidade educativa, foram definidas as seguintes regras e orientações, a saber:

  • As crianças devem ser entregues na portaria pelo seu encarregado de educação, ou por pessoa por ele designada, e recebidas por um profissional destacado para o efeito, evitando assim a circulação de pessoas externas no interior do recinto da escola.
  • O horário de entrada será entre as7h 30m e as 9h 15 m.
  • Cada criança deverá trazer, no primeiro dia, um boné identificado e calçado para usar no Jardim. Este terá de vir identificado e dentro de um saco. A troca do calçado será feita pelo funcionário do Jardim em local definido. Este deve ser confortável e próprio para usar dentro e fora da sala.
  • Uma garrafa de água reutilizável que será cheia, por nós, sempre que necessário.
  • Os lanches da manhã e da tarde serão organizados pelo Agrupamento, para evitar o uso da mochila.
  • O portão das piscinas não estará aberto.
  • Não serão permitidos quaisquer brinquedos vindos de casa.
  • Não será permitida a entrada a pais/ encarregados de educação, salvo em situações de extrema necessidade.

Estas orientações visam o bom funcionamento deste estabelecimento de ensino, a organização do ambiente educativo e o bem-estar de todas as crianças. A partir do dia 17 de setembro estas orientações serão ajustadas à nova realidade.
Agradeço a colaboração dos Encarregados de Educação, pois só desta forma conseguiremos assegurar o bem-estar de cada um.

A diretora
Rosa Maria de Carvalho Figueiredo

Nos termos do ponto 4, do artigo 39°, do Decreto-Lei n.0 132/2012, de 27 de junho, na redação dada pelo Decreto-Lei n. o 28/2017, de 15 de março, informa-se que se encontra aberto concurso a nível de escola para preenchimento dos seguintes horários:

  • 1 Técnico especializado para a componente técnica do Curso Profissional de Cozinha
    e Pastelaria;
  • 1 Psicólogo

Os critérios são os publicados na aplicação de concursos da DGAE (cuja informação prevalece) e em lugar de estilo da escola sede.
Candidaturas: Através da Webpage da DGAE (https://sigrhe.dgae.mec.pt)
Endereço para envio de documentação: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Devido às restrições impostas pela pandemia associada à COVID19, em que os pais/enc. de educação não puderam deslocar-se às escolas do Agrupamento para receberem a informação sobre a avaliação dos seus educandos, não se publicou a edição da Páscoa do Pena Jovem e, em relação à do final do ano, optou-se pela edição em PDF, que segue em anexo e é enviada a toda a Comunidade Educativa (alunos, pais/enc. de educação, pessoal docente e não docente), bem como a entidades oficiais e anunciantes.

Na expetativa de que a sua leitura seja do agrado geral, numa edição concebida integralmente na escola, com o contributo dos professores Elizabeth Cancelas e Rui Matos, apresentamos os votos de Boas Leituras e Boas Férias.

Com os cumprimentos cordiais

A Diretora

Rosa Figueiredo

Nos termos do ponto 4, do artigo 39º, do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 28/2017, de 15 de março, informa-se que se encontra aberto concurso a nível de escola para preenchimento do seguinte horário:

  • Formação técnica do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde – 14 horas

Os critérios são os publicados na aplicação da DGAE e afixados em lugar de estilo da escola sede.
Candidaturas: Através da Webpage da DGAE (https://sigrhe.dgae.mec.pt/openerp/login)

O envio do Portfólio deve ser efetuado para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Aviso AQUI

Lista de ordenação

Lista de Ordenação Final

Informam-se os Encarregados de Educação dos alunos subsidiados que os procedimentos a utilizar na aquisição dos manuais escolares para o ano letivo 2018/2019 são os que se indicam na tabela seguinte. Mais se informa que, no presente Ano Letivo, o Agrupamento não oferece os cadernos de atividades para nenhuma disciplina em nenhum dos escalões, devendo os Encarregados de Educação efetuar a sua compra.