Esclarecimento sobre o preenchimento e

envio do boletim de inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

1º Aceder/abrir o boletim sem o guardar;

2º Preenchê-lo, já que é editável;

3º Dar ordem de impressão (não optem por “Guardar como”) e, na janela que se abre, escolher “Guardar em PDF”, no ambiente de trabalho;

4º Enviá-lo para o email atrás indicado.

Nota 1: só desta forma é que o boletim chegará em devidas condições;

Nota 2: no primeiro dia de aulas deste 3º período ou no dia do primeiro exame, entregar o boletim em papel na Secretaria, assinado pelo encarregado de educação.

Na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, que estabelece as medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, somos a informar o seguinte:

1. O prazo de inscrição para as provas de equivalência à frequência e exames finais nacionais do ensino secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3 -A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020.

2. No prazo estabelecido no número anterior, os alunos terão, obrigatoriamente, de proceder a nova inscrição para as provas de equivalência à frequência e para os exames finais nacionais, com vista à adaptação das suas opções e tendo em conta o DL nº 14-G/2020, de 13 de abril: “Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso” - n.º 3 do artigo 8.º).

3. Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial (neste 3º período, o 11º e o 12º ano poderão retomar as aulas presenciais nas disciplinas com exame nacional, em data a anunciar, conforme o nº 1 do artigo 3º do DL nº 14-G/2020) ou no dia da realização do primeiro exame, os alunos ou os seus encarregados de educação procederão à entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.

Para tanto, os alunos, ou os seus encarregados de educação, devem descarregar da página do AEPC (www.espenalva.pt) o boletim de inscrição para exames (modelo EMEC, em formato editável), preenchê-lo e enviá-lo por correio eletrónico para o endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Para o seu correto preenchimento, devem consultar os documentos «Instruções de preenchimento» (podem também consultar o duplicado do boletim inicial que entregaram no último dia de aulas presenciais do 2º período e que estará convosco), «Listagem de códigos» e «Tabelas de Cursos – Ensino secundário», também eles disponíveis no Portal do AEPC.

Os alunos, ou os seus encarregados de educação, devem estar atentos ao seu email, a fim de verificarem a receção do correio eletrónico por parte do AEPC e/ou, caso haja desconformidades, proceder às necessárias correções.

4. Acesso ao Ensino Superior

No sentido de apoiar os alunos, especialmente os do 12º ano, no que respeita às suas opções em termos de cursos do ensino superior a que podem aceder, bem como a indicação da(s) respetiva(s) prova(s) de ingresso, aconselhamos a consulta do portal da Direção Geral do Ensino Superior ( https://www.dges.gov.pt ). Em caso de dúvidas ainda existentes quanto à opção a tomar em termos de cursos possíveis, os alunos devem inscrever-se em dois exames que se constituem como prova de ingresso de dois cursos (exemplo para cursos que exijam um só exame, pois há casos de um mesmo curso que exige dois exames como provas de ingresso), realizando apenas um deles após a decisão final quanto à opção tomada.

19/04/2020

A Diretora

Informação em Anexo

Decorrida a interrupção da Páscoa, é altura de iniciarmos o 3º período, para o que temos de nos adaptar a esta nova realidade que é o E@D (Ensino à Distância).

Na sequência de todo o trabalho produzido até à presente data, em que os professores tiveram e continuam a ter um papel preponderante no processo ensino/aprendizagem dos alunos, auxiliados pelos pais/encarregados de educação, e tendo em conta as informações transmitidas no passado dia 9 pelo Sr. Primeiro-ministro, temos que iniciar o 3º período no próximo dia 14, como previsto no calendário escolar, nos seguintes termos:

  • Ed. Pré-escolar: atividades através da RTP2 a partir de 20 de abril.
  • Ensino básico do 1º ao 9º ano: supressão das provas de aferição e das provas finais do 9º ano e “EstudoEmCasa” através da RTP Memória, a partir de 20 de abril de acordo com o horário que entretanto divulgaremos. Na primeira semana do 3º período, haverá trabalho de E@D de continuidade, à semelhança do que sucedeu nas duas últimas semanas do 2º período; a partir do dia 20, os docentes desenvolverão o seu trabalho de forma articulada e complementar com a “EstudoemCasa”. Paralelamente e de forma progressiva, serão implementadas novas formas de dinamização das atividades letivas.
  • Ensino secundário: até ao anúncio de novas indicações por parte do Governo, no final de abril, continuação do trabalho de E@D (Ensino à Distância), nos mesmos moldes do final do 2º período, tanto no ensino regular, como no profissional, de forma a serem ministrados os conteúdos previstos.

A comunicação entre os professores e os alunos continuará a privilegiar as plataformas digitais, procurando-se rentabilizar os instrumentos e ferramentas digitais que o AEPC  tem instituído, quer para as sessões de trabalho síncronas, quer para as assíncronas.

Em relação aos alunos que não dispõem de tecnologias ou acesso à Internet, cada caso está a ser tratado com a colaboração de juntas de freguesia ou outras instituições que prestam serviço público.

Neste Portal do AEPC, iremos publicando outras informações relevantes e do interesse de toda a comunidade educativa.

Votos de bom trabalho de E@D e de muita saúde para todos.

A Diretora

INFORMAÇÃO COMPLETA EM ANEXO

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO SOBRE A DIVULGAÇÃO E O ACESSO À AVALIAÇÃO DOS ALUNOS NO 2º PERÍODO

Exmo(a)s Senhore(a)s Encarregado(a)s de Educação,

Antes de mais, espero que todos os alunos e respetivas famílias estejam tranquilos e com saúde, neste tempo de confinamento social devido à pandemia causada pelo COVID-19.
As reuniões de avaliação dos alunos no final do 2º período decorreram à distância até às 13 Horas do dia de hoje. A partir de agora, alunos e encarregados de educação podem tomar conhecimento dessa avaliação através da plataforma "Inovar alunos".
Os passos para acederem a essa informação são os seguintes (para quem não tem por hábito consultar):
1º Aceder ao portal do AEPC;
2º Do vosso lado direito, ao fundo, aparece INOVAR ALUNOS
3º Ao entrarem, é-vos pedido o login e a palavra passe:
    - o login é o número de cartão de estudante do educando;
    - a palavra passe é o número do cartão de cidadão do educando com as letras, mas se o vosso educando já tiver modificado a palavra passe é com a nova que entram.
4º Ao entrarem, têm acesso a toda a informação relativa à vida escolar dos vossos educandos.
5º Quanto à avaliação do 2º período, vão ao item (em cima) AVALIAÇÕES e aparece a avaliação final do 1º e do 2º período.

Quem não conseguir aceder, por algum motivo, deve contactar o(a) diretor(a) de turma, que vos fará chegar a ficha de avaliação do 2º período.
Com os melhores cumprimentos e votos de uma boa Páscoa, com muita saúde,

A Direção

O Centro de Formação EduFor em parceria com o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo abre inscrições para a ACD (ação de curta duração): "Subordinação – um problema de encaixe (s)?", que decorrerá no dia 08/05/2019, pelas 14h30 na Escola Básica e Secundária de Penalva do Castelo.
São destinatários desta ação docentes dos grupos 200, 210, 220, 300, 320 e 330.
As inscrições são gratuitas e exclusivamente on-line até ao dia 05/05/2019.
Mais informações e inscrições em ---»

Novo trilho suplementar a estrear-se nesta edição de 2019

O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo encontra-se a promover, com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, o apoio da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva, da União das freguesias de Mareco e Vila Cova do Covelo e da União das freguesias de Tavares (Travanca, Chãs e Várzea), a realização do XV PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL “CAMINHO DOS GALEGOS”, no próximo dia 2 de junho de 2019.

O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo está de parabéns!

Na Final do 15º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que se realizou na Maia, no passado dia 29 de março, envolvendo mais de 1800 participantes, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo esteve brilhantemente representado por um grupo de alunos do ensino básico e secundário. A comprovar o excelente desempenho dos nossos alunos, foi o magnífico 3º lugar conseguido pelo nosso jogador Diogo Couto, do 11º A.

Obrigado a todos os alunos, à comitiva que os acompanhou e parabéns ao Diogo Couto pelo êxito conseguido!