No próximo dia 15 de novembro será realizado em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME, às 11 horas e 15 minutos, com a duração de 1 minuto.
A Direção-Geral da Educação, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Protocolo de colaboração estabelecido para o domínio do Risco com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, convida os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas a participar nesta iniciativa.
A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo- Baixar, Proteger e Aguardar.
Esta atividade incluída na área da Educação para a Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.
Mais informações em  http://www.aterratreme.pt
Simultaneamente recomenda-se que, ao longo do mês de novembro, os estabelecimentos escolares promovam outros espaços de aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo, por forma a incrementar na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.

Fonte: DGE

No âmbito do projeto Erasmus+, MoMA - Mobile Museum Abroad, uma equipa de professores do Agrupamento deslocou-se à Polónia, à cidade de Rzeszów, para organizarem as mobilidade previstas pelo projeto e receberem a formação necessária para a concretização das atividades e eventos programados.

Este projeto, que envolve a nossa Escola e escolas da Polónia, Itália, Alemanha, Roménia e Letónia, tem como objetivo principal criar uma "mala museu", onde serão apresentadas diversas temáticas.

O MoMA terá uma duração de dois anos.

Já está em curso a 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que visa a promoção da leitura, o gosto pelos livros e pela literatura, o desenvolvimento das literacias da leitura e da escrita. Na persecução destes objetivos, mais uma vez, o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo marcará presença, contando com o envolvimento dos professores e dos alunos.

1.ª fase do concurso, que se realiza a nível de escola, decorre até à primeira semana do mês de dezembro 2018, altura em que todos os concorrentes prestarão provas sobre o livro que leram.

A seleção de obras a concurso nesta primeira fase já está feita e, por isso, é tempo de iniciarem leituras. 

Ano letivo de 2018/2019

Contratação a nível de escola

290 - Educação Moral e Religiosa Católica Nº Horas: 8

LISTA DE ORDENAÇÃO FINAL

     
No primeiro dia de trabalhos na Polónia, a jornada começou com o habitual encontro de apresentações entre os participantes e a apresentação de um dos trabalhos realizado no país de origem. O tema estava relacionado com um dos locais a visitar na Polónia e a interatividade da aula pré-preparada para outros colegas contemplava o recurso a tecnologias, como por exemplo o tablet.
Pela tarde, as equipas de trabalho tiveram oportunidade de conhecer a cidade de Rezeszów através de um jogo orientado pelos professores da disciplina de história.
No segundo dia, os participantes no projeto visitaram as montanhas de Bieszczady, situadas na fronteira com a Ucrânia e a Esclováquia, uma central hidroelétrica e uma igreja de madeira do século XV.