Decorrida a interrupção da Páscoa, é altura de iniciarmos o 3º período, para o que temos de nos adaptar a esta nova realidade que é o E@D (Ensino à Distância).

Na sequência de todo o trabalho produzido até à presente data, em que os professores tiveram e continuam a ter um papel preponderante no processo ensino/aprendizagem dos alunos, auxiliados pelos pais/encarregados de educação, e tendo em conta as informações transmitidas no passado dia 9 pelo Sr. Primeiro-ministro, temos que iniciar o 3º período no próximo dia 14, como previsto no calendário escolar, nos seguintes termos:

  • Ed. Pré-escolar: atividades através da RTP2 a partir de 20 de abril.
  • Ensino básico do 1º ao 9º ano: supressão das provas de aferição e das provas finais do 9º ano e “EstudoEmCasa” através da RTP Memória, a partir de 20 de abril de acordo com o horário que entretanto divulgaremos. Na primeira semana do 3º período, haverá trabalho de E@D de continuidade, à semelhança do que sucedeu nas duas últimas semanas do 2º período; a partir do dia 20, os docentes desenvolverão o seu trabalho de forma articulada e complementar com a “EstudoemCasa”. Paralelamente e de forma progressiva, serão implementadas novas formas de dinamização das atividades letivas.
  • Ensino secundário: até ao anúncio de novas indicações por parte do Governo, no final de abril, continuação do trabalho de E@D (Ensino à Distância), nos mesmos moldes do final do 2º período, tanto no ensino regular, como no profissional, de forma a serem ministrados os conteúdos previstos.

A comunicação entre os professores e os alunos continuará a privilegiar as plataformas digitais, procurando-se rentabilizar os instrumentos e ferramentas digitais que o AEPC  tem instituído, quer para as sessões de trabalho síncronas, quer para as assíncronas.

Em relação aos alunos que não dispõem de tecnologias ou acesso à Internet, cada caso está a ser tratado com a colaboração de juntas de freguesia ou outras instituições que prestam serviço público.

Neste Portal do AEPC, iremos publicando outras informações relevantes e do interesse de toda a comunidade educativa.

Votos de bom trabalho de E@D e de muita saúde para todos.

A Diretora

INFORMAÇÃO COMPLETA EM ANEXO