DIVULGAÇÃO DO CURSO – “FEEL-IT
Competências emocionais e sociais para a educação

O projeto "Feel-It" procurou criar mecanismos na prevenção e diagnóstico das competências emocionais dos alunos.
Numa sociedade em que os jovens estão cada vez mais sujeitos a  situações  de ansiedade e de constantemente lhes ser exigido saber lidar com as suas próprias
emoções, este projeto  pretendeu criar um curso que ajudasse as escolas a identificar as emoções dos seus alunos e muni-los de ferramentas  e competências para a autorregulação e controlo emocional dos mesmos.
A ansiedade e a depressão dos jovens estão em níveis recorde (resultado da análise dos dados da amostra)  e da experiência diária na relação com os alunos. Estudos
mostram que 1 em cada 3 jovens (12-24 anos) sentem ansiedade regularmente. A maioria não é diagnosticada e segue a sua vida sem qualquer acompanhamento, o que
leva a que mais de metade dos problemas de saúde mental se desencadeiem antes dos 14 anos de idade. Uma vez combinadas as variáveis próprias desta idade (ex: stress),
provocam um impacto muito negativo na Saúde Mental, isto é, no desempenho geral e na qualidade da vida quotidiana.

A quem se destina?

O objetivo do projeto é desenvolver competências emocionais e sociais nos alunos dos 12 aos 17 anos no âmbito de um programa de aprendizagem com recurso a ferramentas digitais e abordagens  de aprendizagem à distância. Deste modo, pretende-se fornecer aos educadores conteúdos inovadores de formação e ferramentas digitais para aplicar as competências da inteligência emocional na sua atividade diária, melhorando e atualizando assim os seus conhecimentos e competências pedagógicas, metodológicas e processuais para uma vida com sentido num mundo cada vez mais desorganizado.
TAREFA DIFICIL!!! NÃO IMPOSSÍVEL!

No passado dia 14 de Março, numa parceria resultante da colaboração entre a coordenadora da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo, o Departamento de Educação para a Saúde, os serviços SPO, as Educadoras, os pais e a medida “Envolvimento Familiar”, demos início ao programa Ger@ções.

O programa Ger@ções tem como objetivo a promoção de competências socioemocionais em crianças em idade pré-escolar, estando o mesmo a ser implementado, no nosso agrupamento, às crianças com 5 anos de idade.

Alegria, Tristeza, Raiva e Medo são as emoções básicas que serão exploradas junto destas crianças através do programa Ger@ções.

Um aplauso a todos os intervenientes, particularmente aos pais, pelo contributo e empenho.

Crianças emocionalmente estáveis são mais felizes!

As medidas tutelares educativas visam a educação do menor para o direito e a sua inserção, de forma digna e responsável, na vida em comunidade.

Por isso, se o seu educando tem entre 12 e 16 anos, venha conhecer a Lei Tutelar Educativa!

Numa organização conjunta da EFP (Educação e Formação Profissional), da Coordenação dos Diretores de Turma e dos Serviços de Psicologia e Orientação do AEPC, decorrerá, na próxima semana, de 27 a 31 de março, a 11 SEMANA DO ENSINO PROFISSIONAL E DAS PROFISSÕES.

Os objetivos fundamentais são proporcionar maior visibilidade ao ensino profissional e dotar os alunos do 9º e 12º ano- cursos científico-humanísticos e profissionais de informação que lhes permita a tomada de decisões ponderadas quanto ao seu futuro escolar e profissional.