COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE PENALVA DO CASTELO PROMOVEU CONCURSO DE DESENHO INFANTIL

 

 

 

Inserido nas atividades realizadas em “Abril – Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penalva do Castelo (CPCJ) promoveu o concurso de desenho infantil “Desenhar por uma causa – A Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”, dirigido a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Este concurso teve como principal objetivo dar voz ativa às crianças na sua proteção, bem como valorizar a criatividade e o imaginário infantil, através do desenvolvimento de competências e da prática da expressão artística onde, os cinco desenhos vencedores, ilustrarão o futuro desdobrável da CPCJ.

No enquadramento do Programa de Orientação Escolar e Profissional, no dia 4 de abril, os alunos do 11º e 12º anos deslocaram-se à “Futurália – 2019”, evento que decorria na Fil, Parque das Nações, Lisboa.

A “Futurália” é uma feira de educação, de formação, de juventude e do emprego, que oferece uma mostra abrangente de formações e de níveis de qualificação, como ensino superior, ensino profissional e pós-graduações, de Instituições nacionais e internacionais.

A participação dos alunos foi excelente, tendo visitado o certame 95 alunos, acompanhados pela psicóloga dos Serviços de Psicologia e Orientação e 6 dos seus professores.

Visitar esta Feira de Educação/Formação foi uma ótima oportunidade para os nossos estudantes que se encontram numa etapa do seu percurso escolar em que é premente fazerem escolhas no âmbito da formação, da profissionalização e qualificação.

No âmbito das atividades do Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas, disciplina de EMRC, decorreu, no passado dia 7 de maio, no auditório da escola sede, uma conferência sobre tráfico de seres humanos.

A ação de sensibilização teve como oradora a Dr.ª Ana Figueiredo, especialista na área do tráfico de seres humanos, ao nível da prevenção, sensibilização e informação, e atualmente coordenadora do projeto “Mercadoria Humana 3”. O projeto tem como missão prevenir, sensibilizar e informar grupos e públicos mais vulneráveis para o tráfico de seres humanos, em particular para o tema da exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar para os deveres cívicos enquanto crime público.

Os objetivos da sessão centraram-se, sobretudo, na interpretação do conceito de tráfico de seres humanos; reconhecimento do carácter criminoso do tráfico de seres humanos; na promoção da consciencialização e reconhecimento do fenómeno de modo a prevenir o aliciamento; saber como atuar e quem contactar em caso de possível situação de tráfico.

Nos termos do disposto no artigo 22.º do Decreto -Lei n.º 75/2008,de 22 de abril, alterado e republicado pelo Decreto -Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, torna -se público que se encontra aberto, pelo prazo de dez dias úteis, a contar do dia seguinte ao da publicação do presente Aviso no Diário da República, o procedimento concursal prévio à eleição do Diretor do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo.

Requerimento

Regulamento

Publicação Diário da República

Publicação no Jornal Público

CALENDÁRIO DE EXAMES
1ª FASE
Provas de Equivalência à Frequência
Exames a nível de escola
Exames Nacionais a realizar na escola
 

Já se encontram afixadas, no placar do átrio do Bloco Administrativo, a Informação-Prova referentes às Provas de equivalência à frequência e Exames a nível de escola.

Clica«aqui» para aceder ao calendário de Provas e Exames 2016.

Clica«aqui» para aceder às informações sobre as Provas e Exames Nacionais 2016

EXAMES NACIONAIS
Utilização de Calculadoras Gráficas
 

Utilização de Calculadoras Gráficas no Ensino Secundário: Exames Finais Nacionais de Física e Química A, de Matemática A, Matemática B e Matemática Aplicada às Ciências Sociais 2015-2016

Clica«aqui»para consultar o documento com a lista de máquinas de calcular passíveis de serem utilizadas nos Exames Finais Nacionais

Norma 02/2016 - JNE -  A norma que esclarece e regulamenta todos os pontos sobre os Exames Nacionais e Exames de Equivalência à Frequência. Um documento fundamental para todos alunos que realizem exames

ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
Senha de acesso ao sistema de candidatura online
 


Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura online e apresentar o recibo do pedido de atribuição de senha na escola secundária onde se inscrevem para os exames nacionais, juntamente com o respetivo boletim de inscrição nos exames.

Clique «aqui» para solicitar a senha de candidatura.

Os alunos devem consultar todas as informações relativas ao acesso ao ensino superior no Guia Geral de Exames – 2016.

Este documento encontra-se disponível em http://www.dges.mec.pt/guiaexames

Mais informações disponíveis em:

 

 XII PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL

 “Caminho dos Galegos”

O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo encontra-se a promover, com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo, o apoio da Junta de Freguesia de Castelo de Penalva, da União das freguesias de Mareco e Vila Cova do Covelo e da União das freguesias de Tavares (Travanca, Chãs e Várzea), a realização do XII PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL “CAMINHO DOS GALEGOS”, no próximo dia 29 de maio de 2016.

“Search Sick” venceu a fase municipal de Penalva do Castelo do Concurso de Ideias de Negócio 2016 das Escolas Empreendedoras da CIM de Viseu Dão-Lafões - nível secundário

 

No âmbito da iniciativa Escolas Empreendedoras da CIM (Comunidade Intermunicipal) de Viseu Dão-Lafões, encontra-se a decorrer o Concurso de Ideias de Negócio 2016, entre as escolas com ensino secundário do Distrito, evento que visa promover o empreendedorismo em meio escolar.

De forma a selecionar a melhor ideia de negócio do Município de Penalva do Castelo, que o representará na final regional, a realizar-se em Viseu no próximo dia 25 de maio, decorreu na tarde do passado dia 6 de maio, na Casa da Banda, a fase concelhia, em que foram apresentados 5 projetos / ideias de negócio, da iniciativa de alunos das turmas 11ºC – curso profissional de Técnico de Manutenção Industrial – variante Eletromecânica, e 12ºC – curso profissional de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores (ver tabela seguinte).

O projeto / ideia vencedora foi o defendido pelos alunos João Marques, João Santos e João Silva, que frequentam o último curso atrás referido, projeto designado de “Search Sick” – um software destinado à procura / localização de doentes em hospitais, de uma forma rápida, simples e eficaz.