Turma do 9ºA distinguida com o 1º prémio na Feira do Empreendedorismo Júnior e Expo Empresas, da CIM de Viseu Dão-Lafões

No âmbito da Educação para o Empreendedorismo, a turma A do 9º ano foi convidada a participar com o desenvolvimento de um projeto, no grupo Escolas Empreendedoras da Comunidade Intermunicipal (CIM) de Viseu Dão Lafões – Expo Empresas Junior.

O desafio foi lançado no início do 2º período. Durante alguns dias, diretora de turma e alunos refletiram sobre o mesmo. Depois de ponderadas todas as implicações no dia-a-dia da vida escolar do grupo, decidimos avançar. A ideia de criar uma Empresa Escolar começou a ganhar força e forma. Havia um caminho a percorrer com diretrizes muito claras inerentes à criação de uma empresa e este foi o primeiro passo.

Decidimos que iríamos rentabilizar e divulgar ainda mais e de uma forma inovadora produtos da nossa região, neste caso a maçã bravo de Esmolfe e o mel, com a criação de um pastel recheado, combinando esses dois maravilhosos ingredientes. À empresa acordámos dar o nome do pastel – Maçamel. A este doce podemos aplicar a máxima «nada se estraga, tudo se transforma!», porque o objetivo é que seja confecionado com maçãs que não reúnem as características exigidas para serem colocadas no mercado. A preocupação com a sustentabilidade ambiental também foi tida em conta.

Com a ideia concebida era tempo de estabelecermos parcerias. Desejávamos como parceiros o AEPC, a Câmara Municipal, a Casa da Ínsua, a pastelaria Pena d’Alva, a pastelaria do Mercado, o Sr. Alberto Carvalho, produtor de maçãs bravo de Esmolfe, e a Eng. Isaura Monteiro, produtora de mel. Todos abraçaram carinhosamente o projeto.

Com toda a parte burocrática organizada, metemos as mãos na maçã e o primeiro teste foi realizado no início de maio, com um resultado maravilhoso que foi distinguido com o primeiro prémio na Feira do Empreendedorismo Junior e Expo Empresas, realizada no dia 16 de junho, no Parque Urbano de Tondela.

Para este desfecho foi também importante a colaboração de outros docentes da turma, nomeadamente o da disciplina de Educação Visual.

Ao longo da concretização do projeto, os alunos da turma revelaram várias competências, como a responsabilidade, o espírito de iniciativa, colaborativo e de partilha. 

A Diretora de Turma,

Clarinda Pires