Imprimir

Processo extraordinário de inscrição em exames 2021

Através da Lei nº 31-A/2021, de 25 de maio, e da Comunicação nº 1/JNE/2021, de 26 de maio, é dada a possibilidade de os alunos realizarem exames finais nacionais para melhoria de classificação final de disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior.

AVISO

Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de maio - Procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina apenas para efeitos de acesso ao ensino superior e à definição do respetivo processo extraordinário de inscrição.

Comunicação n.º 1/JNE/2021 - Processo extraordinário de inscrição


De acordo com o AVISO publicado no passado dia 25 de março, informamos e disponibilizamos a todos os interessados, especialmente os alunos do ensino secundário que se propõem realizar exames nacionais, e respetivos encarregados de educação no caso de aqueles serem menores, o seguinte:
1. Despacho Normativo no 10-A/2021, de 22 de março, que regulamenta as provas de avaliação externa e de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário.
2. Do JNE – Júri Nacional de Exames:
2.1. Norma 1, com as instruções para a realização dos exames, calendário da 1ª e da 2ª Fase, identificação de todas as provas e respetivo código, bem como dos cursos do ensino secundário e respetivo código.
2.2. Manual de Instruções PIEPE (nova versão de 1 de abril) – Plataforma de Inscrição Eletrónica em Provas e Exames em 2021, com instruções claras e ilustradas para o Registo prévio na plataforma e para a Inscrição no(s) Exame(s), pelo Aluno e seu Encarregado de Educação ou pelo Aluno maior de idade.
→ Até à página 13 do documento (não do ficheiro): informação geral;
→ Da página 14 à página 21 do documento, secção para o ensino básico;
→ Da página 22 do documento até ao final, secção para o ensino secundário.
2.3. FAQ’S PIEPE – Inscrições 2021
Perguntas Frequentes e respetivas Respostas.

2.4. Guia Adaptação Exames 2021
Para alunos com necessidades específicas.
2.5. FAQ’S sobre Adaptações na Realização de Provas e Exames
Para alunos com necessidades específicas.
3. Da DGES – Direção Geral do Ensino Superior:
3.1. Guia Geral de Exames 2021 com link direto para:
3.1.1. Pedido de senha para a candidatura (só alunos que se candidatam este ano) e acesso à Ficha ENES.
3.1.2. Acesso à plataforma PIEPE.

Os alunos e encarregados de educação que necessitem de esclarecimentos adicionais ou experimentem dificuldades no processo de inscrição devem contactar a escola, de preferência a Área de Alunos da Secretaria.