No próximo dia 15 de novembro será realizado em Portugal o exercício público de prevenção do risco sísmico A TERRA TREME, às 11 horas e 15 minutos, com a duração de 1 minuto.
A Direção-Geral da Educação, no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Protocolo de colaboração estabelecido para o domínio do Risco com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, convida os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas a participar nesta iniciativa.
A TERRA TREME é um exercício que pretende alertar e sensibilizar a população para agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Durante um minuto, a população deverá praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo- Baixar, Proteger e Aguardar.
Esta atividade incluída na área da Educação para a Cidadania tem ainda como finalidade desenvolver e reforçar uma cultura de segurança, promovendo uma cidadania ativa e participativa desde cedo nas crianças e jovens dos vários níveis de educação e ensino.
Mais informações em  http://www.aterratreme.pt
Simultaneamente recomenda-se que, ao longo do mês de novembro, os estabelecimentos escolares promovam outros espaços de aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo, por forma a incrementar na escola e na comunidade educativa uma cidadania ativa em matéria de proteção e segurança.

Fonte: DGE