Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo
 
 Início arrow AEPC
 
 
Dia internacional em memória das vítimas do holocausto
09.02.2015

27 de janeiro - dia internacional em memória das vitimas do holocausto

Colóquio - ação de Aristides de Sousa Mendes

 

No dia 27 de janeiro, comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, já que há 70 anos as tropas soviéticas libertavam no sul da Polónia o campo de concentração de Auschwitz, onde terão morrido cerca de 1 milhão e 300.000 pessoas, entre os quais cerca de 230.000 crianças às mãos das forças nazis.
Face aos tempos que hoje atravessamos, nos quais os direitos humanos continuam a ser menosprezados todos os dias, urge evocar este dia para que as vítimas nunca sejam esquecidas e a sua memória continue a ser preservada. Só assim não terão morrido em vão e poderão contribuir para que os direitos humanos estejam sempre na agenda política das nações.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.” (Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).
Façamos deste artigo o nosso modo de vida e, porque à Escola cabe ensinar/educar, é indispensável levar os nossos alunos a compreender as causas do Holocausto, refletir sobre as suas consequências e reafirmar a aspiração comum da humanidade a uma justiça mútua, de forma a evitar futuros atos de genocídio. Cabe-nos a nós, educadores, refletir em conjunto com os nossos alunos, para que a geração que ajudamos a alicerçar se paute sempre pelo respeito dos Direitos Humanos da tolerância e do respeito mútuo entre pessoas e povos.
ImageFoi nesta linha que o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo evocou esta data com a presença de dois dos netos de Aristides de Sousa Mendes (Álvaro de Sousa Mendes e Francisco Sousa Mendes).
O dia 27 de janeiro é também um dia de homenagem aos Justos das Nações, pessoas comuns que, perante o descalabro dos valores morais, conseguiram manter a sua humanidade e ajudar a salvar muitas vidas, pondo em risco a sua própria vida e a dos seus familiares. Neste grupo, cabe Aristides de Sousa Mendes, cônsul em Bordéus, onde veio a desempenhar o papel público mais importante da sua vida. Sousa Mendes, contrariando instruções formais recebidas, concedeu milhares de vistos – julga-se que cerca de 30 000 - a judeus que procuravam escapar ao extermínio nazi e fizeram de Portugal local de acolhimento e trânsito para  os refugiados que passaram por cá a caminho de outros locais livres. Este gesto corajoso e generoso do cônsul valeu-lhe a sua destituição do cargo.
Assim, o Colóquio realizado na escola com os alunos do 6.º, 9.º e 12.º ano de Línguas e Humanidades visou essencialmente dar relevo à figura de Aristides Sousa Mendes, um dos chamados 'Justos das Nações do Mundo'.
Antes de qualquer reconhecimento do Estado Português, foi o Estado de Israel o primeiro a homenagear este Homem de fibra moral. Em Jerusalém, no Yad Vashem, memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto, existe a Avenida dos Justos das Nações do Mundo, onde cerca de 5 mil árvores estão plantadas em homenagem a estes Justos. Numa das árvores, com placa identificativa, lê-se “Aristides de Sousa Mendes – Portugal”. Assim, foi com muita honra que o Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo recebeu dois dos seus descendentes para nos falarem do seu ilustre antepassado.

 

O Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas

Actualizado em ( 09.02.2015 )
 
Concerto natalício de solidariedade
12.12.2014

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PENALVA DO CASTELO PROMOVEU CONCERTO NATALÍCIO DE SOLIDARIEDADE, A FAVOR DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS

No dia 5 de dezembro, o AEPC empenhou-se na realização do 2º CONCERTO NATALÍCIO DE SOLIDARIEDADE, a favor dos “soldados da paz” penalvenses.

Desta forma, o AEPC cumpre e enriquece, por um lado, a sua nobre missão de formar/ensinar os jovens, envolvendo-os numa ação concreta ao serviço de uma causa humanitária, e, por outro, entrega-se à comunidade penalvense, divulgando algum do seu trabalho e dando um renovado sentido à quadra que atravessamos, em que os valores da paz, da solidariedade e do amor devem ser relembrados, congregando assim o que de melhor há no ser humano.

Foi neste espírito que, numa noite de sexta-feira em que a temperatura rondava os zero graus, o calor humano se fez sentir através de uma multidão de pessoas que encheu por completo o novo Pavilhão desta Associação Humanitária.

Esperamos no próximo ano dar continuidade a este evento, envolvendo e aproximando cada vez mais a escola da comunidade.

A todos um Bom Natal!

Image 

Actualizado em ( 12.12.2014 )
 
Rankings das Escolas 2014
05.12.2014
Image
 
 
 
 
 
Actualizado em ( 05.12.2014 )
 
Halloween na EBI
11.11.2014
Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
digital slideshow
 
Dia do Diploma 2014
03.11.2014

AGRUPAMENTO  DE  ESCOLAS  ASSINALOU  “DIA  DO  DIPLOMA”  2014


  • PRÉMIOS DO QUADRO DE EXCELÊNCIA DO AGRUPAMENTO
  • PRÉMIOS DE MÉRITO “MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO” - ALUNOS DO 12º ANO
  • PRÉMIOS “ALUNO EXCELÊNCIA – CRÉDITO AGRÍCOLA”
  • ENTREGA DE DIPLOMAS DO ENSINO SECUNDÁRIO

ImageImage
 ImageImage
Actualizado em ( 03.11.2014 )
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 4 - 8 de 259
 
MOMENTOS
DSC_0049.JPG

 

Balcão Digital


compra de senha de almoço, consulta de saldos e movimentos do cartão...

Inovar Consulta Alunos

Nesta aplicação, pais/EE e alunos podem encontrar informações sobre dados dos alunos, avaliações, etc. Para aceder, introduzir Login (= nº de processo do aluno) e senha(= nº do documento de identificação (BI/CC).

Plataforma


Pena Jovem

Jornal do Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo

Pena Jovem

Grupo Eco-Escolas

Eco Escolas

Grupo EPS


Desporto Escolar

 

DE

 


Comissão Nacional de Protecção de Cianças e Jovens
 

 

Nº de visitas

contador de visitas tumblr

 

Formação

 
Centro de Formação EduFor
Notícias do EduFor
Portal das escolas
ERTE/PTE
 
 © ESPC 2006-2010 AEPC 2010-2015 Portal construído com o apoio do CF EduFor (ex-CFPA
Desenvolvido com Joomla! um software livre realizado sob licença GNU/GPL